quarta-feira, 22 de maio de 2019

Recriação histórica de Jogos Olímpicos e Olimpíadas 776 a.c.


O Projeto “Movimento Olímpico” realiza-se em estreita colaboração do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia – AVEIRO com o Comité Olímpico de Portugal. Visa o conhecimento sobre os Jogos Olímpicos, no que consta à sua história, evolução, atletas participantes, atletas medalhados, participação portuguesa, os próprios valores olímpicos e o estímulo à prática desportiva no âmbito do desenvolvimento de um estilo de vida saudável.
Neste contexto, o “Olimpismo” faz parte da aprendizagem de todos os alunos do Agrupamento.
No caso particular do 7º ano de escolaridade, é organizada anualmente uma recriação histórica dos Jogos em Olímpia de 776 A.C., em articulação com a disciplina de História.
No passado dia 14 de Maio de 2019, celebrou-se a a III Recriação.
Os alunos vestiram-se a rigor, desfilaram na qualidade de heróis, batoteiros, deuses e atletas, do pavilhão até ao Estádio Olímpico improvisado para o efeito, mediante uma assistência, também caracterizada de acordo com o tema. Estes últimos, participaram em duas provas (corrida e saltos), determinando como herói “Sérgius Ferreirus de Cacium” (nomes adaptados à realidade da época).
Cumpriram, desta forma, o desafio proposto pelo Comité Olímpico de Portugal para o 2º período.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Recriação histórica de Jogos Olímpicos e Olimpíadas 776 a.c.

O Projeto “Movimento Olímpico” realiza-se em estreita colaboração do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia – AVEIRO com o Com...